20 novembro 2006

Resumo da reunião tida com o Gabinete da Sra. Vereadora de Educação da C. M. de Odivelas


Hoje, dia 20 de Novembro, pelas 16h, decorreu uma reunião de esclarecimentos, por nós solicitada, no Gabinete da Senhora Vereadora de Educação da Câmara Municipal de Odivelas. Fomos recebidos pela Drª Lúcia Inácio e pela Drª Margarida, que têm a cargo o processo das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Percebemos que as actividades só vão começar efectivamente em todo o agrupamento na próxima quarta-feira e que apenas a nossa escola deu início hoje (talvez não tenha sido coincidência, uma vez que tinhamos hoje agendado a dita reunião!!).
A reunião não trouxe grandes novidades e ficou a sensação de que se anda a sacudir a água do capote no que toca a responsabilidades!
A Câmara apresentou a falta de professores e a dificuldade em articular horários como as principais causas para o atraso no início das actividades.
As actividades arrancam assim, em pleno, na quarta-feira. O programa que vai ser seguido pelas empresas que vão dinamizar as actividades vai ao encontro das orientações definidas pelo ME (http://www.professores.pt/3/260.np3) e será articulado com o Agrupamento, que é o responsável pela supervisão pedagógica das mesmas, bem como pela assíduidade dos professores e alunos.
A Camara afirma que protocolou com os Agrupamentos do concelho a disponibilização de auxiliares para apoiar os intervalos (até 15 minutos) das actividades (em moldes as definir com cada agrupamento). Quanto às limpezas, foi dito que ficou devidamente acautelado, no mesmo protocolo, que seriam os agrupamentos a garantir a limpeza das salas e dos espaços comuns onde vão decorrer as mesmas actividades. Também segundo a mesma, serão os agrupamentos / escolas a assegurar as crianças aquando da falta imprevista de um professor, à semelhança do que acontece com as actividades curriculares. No entanto, serão as empresas a assegurar a substituição dos professores em situações de falta por períodos mais alargadas.
Em relação a verbas, a Câmara apenas irá comparticipar material (livros, fotocópias, despesas de eventuais visitas de estudo) aos alunos carenciados. Afirmam que no ano anterior apenas pagaram os livros dos mesmo alunos e todos os restantes tiveram que pagar tudo!! Nós alertámos para o facto de uma boa gestão financeira do projecto poder cobrir todas as despesas, tal como fizemos no ano anterior, mas a Câmara não se mostra disponível para alterar esta situação!!!
O mesmo se passa relativamente aos encargos financeiros que os pais têm tido pelo atraso do início das actividades, não tendo sido demonstrada qualquer disponibilidade para ressarcir.
Foi-nos solicitada a nossa colaboração na regulação das actividades. Diariamente, quando identificadas anomalias de funcionamento, a APEE deverá entrar em contacto telefónico com o Dr. Carlos Valentim, da Divisão de Educação.
Sobre as AEC para o Pré-escolar a Câmara afirma que não teve, nem tem, um clima financeiro favorável que permita avançar com o projecto!!!!
Passou-se depois às questões relacionadas com o refeitório. Começaram por nos "seduzir" com a boa notícia de que o refeitório vai encerrar para obras de ampliação e melhoramento a meados de Julho. Quando recolocámos a questão nas dificuldades do presente: falta de condições no funcionamento do refeitório (não haver água quente, ter um fogão com apenas 2 bicos, a máquina da loiça estar avariada) e falta de recursos (talheres, copos, pratos, mesas, cadeiras, ...), a Câmara afirma que o problema está diagnosticado, mas não apresenta soluções a curto prazo e afirma que é necessário boa vontade em todo o processo. Quando reafirmámos o problemas, foi-nos pedido o envio de um fax de inventário de material necessário (já enviado anteriormente!) de modo a que seja dada uma resposta às necessidades!!!
Relativamente à falta de condições do anfiteatro, local necessário para ampliar a zona de refeitório no período do almoço, foi-nos solicitado que enviemos um fax a pedir um ponto de situação de modo a que a Divisão de Educação o possa enviar para a Divisão responsável a fim de pressionar na solução do problema!

Sem comentários: